SOBRE A ARTE GER'AÇÃO
A Associação Educativa e Cultural Arte Ger’ação, com nome fantasia de Arte Ger’Ação, sediada na Rua Professor José Santana nº 114 – Uruguai – CEP: 40.450-690 -Salvador – BA, inscrita no CNPJ 27.089.981/0001-41, Utilidade Pública Municipal nº276/2019, CMDCA n° 979/19 e CMASS 454/2023 tem como objetivo, prestar serviços sem fins lucrativos, atendimentos e assessoramento aos beneficiários em situação de vulnerabilidade social da Península Itapagipana, atuando na defesa e garantia dos seus direitos, abrangidos pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS n°8742 de 07/12/1993. Partindo desse pressuposto, a Associação Arte Ger’ Ação desenvolve atividades no que tange à assistência às famílias no fornecimento de donativos alimentares; esportivos; ações sociais;

Cursos de Formação em Artesanato para as mulheres e idosas em parceria com o SESC- BA visando proporcionar o empreendedorismo feminino as participantes ou seja, a geração de novas oportunidades de trabalho e renda, por meio de ações produtoras de cultura, arte e artesanato, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao pleno exercício de cidadania. Para as crianças e os adolescentes desenvolvemos atividades ligadas a arte educação através da prática de esportes e cultura, com aulas de capoeira, acompanhamento social, psicopedagógico e terapêutico, além de ações socioeducativas e inclusivas na perspectiva de buscar meios para minimizar os problemas causados pela exclusão social que apresentavam a comunidade ao seu redor, principalmente entre as crianças e adolescentes que estão em risco social no que tange ao envolvimento com drogas, criminalidade, evasão escolar e falta de qualificação.
NOSSA HISTÓRIA
A Arte Ger’Ação nasceu inspirada por uma atividade muito forte na Bahia: a Capoeira. Teve como idealizador o Contramestre de Capoeira Marcelo Bezerra Pereira também é conhecido na roda de capoeira como Cacique Massaranduba. Aos 19 anos de idade, a capoeira oportunizou sua 1ª viagem para a França.

Em 2003, o C.M. Cacique iniciou ações (workshop, estágios) através de Eventos na Europa chamado “Natal Capoeirando” que tinha a finalidade de arrecadação de fundos para compra e distribuição de brinquedos no Natal para as crianças em situação de rua. Essa campanha beneficiou no primeiro ano cerca de 1500 crianças da península itapagipana da cidade de Salvador – BA.
O evento surgiu devido a desigualdade social observada por Marcelo que foi marcado por uma infância difícil e com algumas privações no que tange o acesso a oportunidades asseguradas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), já na França percebeu que todas as crianças têm uma vida digna ou mesmo direitos sociais assegurados pelo governo francês fundamentais para o desenvolvimento da pessoa humana.
A partir de 2009 mudou-se o objetivo pensando em oferecer um projeto mais consistente, tendo como nova finalidade adquirir recursos financeiros para compra de um espaço para acolhimento das crianças e suas famílias. Em novembro de 2015 o sonho foi concretizado graças às ações na Europa e colaborações de todos os professores, alunos e familiares que abraçaram a causa do projeto. Em 27 de fevereiro de 2018, Cacique Massaranduba participou da 2ª Edição da competição que teve 600 inscritos em busca do título de capoeirista - homem e mulher - mais completo do mundo.
O #ORedBullParanauê realizou seletivas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Mundo, para residentes no exterior, no qual Marcelo foi selecionado entre os 8 finalistas. Hoje está no Top 10 melhores capoeiristas (veja o vídeo ao lado).
Atualmente, Marcelo tem 43 anos de idade, reside em Bordeaux-França há 24 anos e divulga a arte da capoeira a 250 alunos entre as cidades de Bordeaux e Angoulême.
Hoje, possui o papel fundamental como conselheiro da Associação Arte Ger’Ação e, junto com os outros professores, alunos e mães do Grupo de Capoeira Arte Negra que residem na França e Alemanha, apoia o trabalho desenvolvidos pelos membros da Diretoria, em especial de Silvia (irmã) e Eremita (mãe), que estão à frente do projeto social desde da fundação, na cidade de Salvador – Bahia– Brasil.
NOSSO PROPÓSITO
A Associação Arte Ger'Ação tem como propósito promover a inclusão social e o desenvolvimento comunitário através da arte, educação e esporte, transformando vidas e fortalecendo cidadanias.

NOSSA MISSÃO
Promover a inclusão social através da arte, educação e esporte, para as
crianças e suas famílias, a fim de construir pontes que unam as diferenças e sejam alicerce para a sustentabilidade, emancipação e cidadania.
NOSSA VISÃO
Ser reconhecida como uma associação que transforma a vida das pessoas pela excelência nos serviços prestados e pela promoção de valores humanos.

NOSSOS VALORES
Acolhimento: acolher de maneira ética e afetuosa, através de escuta ativa do usuário e suas queixas, além da identificação de necessidades, sejam estas no âmbito individual ou coletivo;
Respeito à diversidade: respeitar todos sem nenhuma discriminação, ou seja, compreender que todos somos iguais
Empatia: se colocar no lugar de outra pessoa para compreender escolhas, alegrias, emoções e comportamentos.

PÚBLICO-ALVO E TERRRITÓRIO
Crianças e adolescentes, de 04 a 17 anos e 11 meses de idade, mulheres e idosos, residentes e domiciliadas na cidade de Salvador – Bahia.
A localização da instituição faz parte dos bairros da península de Itapagipe. A Península de Itapagipe abrange uma área de 697 ha. e uma população superior a 170 mil habitantes, distribuídos por um conjunto de 14 bairros: Uruguai, Ribeira, Bomfim, Monte Serrat, Dendezeiros, Bairro Machado, Alagados, Vila Rui Barbosa, Massaranduba, Baixa do Petróleo, Boa Viagem, Calçada, Mares e Roma. Na década de 1940, ocorreu um boom industrial, ocasionando a instalação de indústrias, no ramo agrícola, têxtil, além de estaleiros e depósito de sisal. Esse ciclo industrial impactou no aumento de população de baixa renda, poluição do meio ambiente, induzindo a expansão de favelas no local e ocasionando o surgimento do maior bairro de palafita do País, conhecida como Alagados. Itapagipe tem um importante patrimônio histórico- cultural material e imaterial, bem como locais turísticos, entidades comunitárias, como ONGS, associações e outros coletivos que atuam na comunidade nos campos da educação, saúde, direitos humanos e desenvolvimento econômico e comunitário.
Contudo, a Península de Itapagipe também é, hoje, uma área economicamente deprimida e sem perspectivas de desenvolvimento, ambientalmente degradada e fortemente marcada pela violência urbana, criminalidade, uso de drogas, racismo e reúne um dos maiores bolsões de pobreza de Salvador.
NOSSA EQUIPE
As pessoas que fazem a nossa organização!


SILVIA BEZERRA PEREIRA
Diretora Administrativa e Financeira
EREMITA BEZERRA PEREIRA
Presidente
SELMA PEREIRA SANTIAGO
Diretora Pedagógica


ALEXANDRA TEIXEIRA ARAÚJO
Diretora de Assistência Social
RITA QUERINO ANDRADE BARRETO
Conselheira Fiscal
ANA DÉBORA BARBOSA DE SOUZA
Conselheira Fiscal